Um investimento de 70 milhões. Construtores querem dar volta ao mundo em 2012.
Doze mil células fotovoltaicas cobrem as asas do avião e transformam a energia solar em fonte de alimentação. Durante o dia, a electricidade serve para alimentar os motores a hélice e para carregar as baterias que, durante a noite, permitem que continue no ar. Construído com materiais resistentes e leves, capazes de suportar pressões a grandes altitudes, o aparelho começou a ser testado no ano passado e foi apre- sentado na Suíça em Junho.
O Solar Impulse é uma iniciativa do suíço Bertrand Piccard que, em 1999, completou a volta ao mundo num balão de ar quente. Piccard quer repetir o feito, desta vez com um avião que resulta do "sonho de dar a volta ao mundo sem utilizar combustível". A viagem, marcada para 2012, será feita por etapas: está prevista uma paragem para cada continente para descanso e troca de piloto. Ao comando do avião, para além de Piccard, vai estar André Bors-chberg, director do projeto
Fonte: DN Bolsa
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