11 janeiro 2010

Espécies em que o mundo deve ficar de olho em 2010

As Nações Unidas declararam 2010 o Ano da Biodiversidade, isso significa que além de concentrar a atenção sobre as enormes perdas da biodiversidade, também tenta focar nas mudanças que o meio ambiente tem sofrido.

Então, começando o ano, o WWF lançou uma lista de 10 espécies ameaçadas de extinção que devem ser observadas com atenção ao longo do ano.

Tigre


Acreditem, há apenas 3.200 tigres no mundo inteiro, um número que diminuiu 40% desde o ano de 2000.

Urso Polar


Ele já virou ícone do aquecimento global, e não é para menos. Mas se continuar dessa forma, nós não veremos mais este ícone vivo em nosso planeta.

Morsa do Pacífico


Pouco é falado sobre as morsas, mas a Morsa do Pacífico está realmente em perigo. Em setembro do ano passado 200 morsas foram encontradas mortas nas margens do Mar de Chukchi, no Alasca.

Pingüim de Magalhães


Lembram-se do ano passado, onde centenas de pingüins foram encontrados mortos nas praias do Rio de Janeiro? Estes são os pingüins de Magalhães. A WWF relata que 12 das 17 espécies de pingüins do mundo estão enfrentando rápidos declínios populacionais.

Tartaruga de Couro


A tartaruga de couro é a maior tartaruga marinha e já faz parte deste planeta há mais de 100 milhões de anos. Mas agora a população da espécie está diminuindo seriamente no Pacífico, tendo apenas em torno de 2.300 fêmeas adultas.

Atum Rabilho


Chega perto das margens da extinção devido ao seu crescente consumo. Porem espécie mostra alguns sinais de recuperação, a WWF e outros grupos de conservação lutam para tornar seu comercio ilegal.

Gorila das montanhas


Há apenas cerca de 720 gorilas da montanha restantes no mundo. A perda do habitat, caça e as guerras próximas a seus habitats na República Democrática do Congo ameaçam essa espécie.

Borboleta Monarca


A borboleta monarca nem sempre faz parte das espécies ameaçadas. Afinal, milhões delas migram todos os anos dos Estados Unidos e Canadá para seu habitat de inverno no México. Mas, como aponta o WWF, as borboletas necessitam de florestas de pinheiros e abetos de alta atitude, no México, assim como um habitat de reprodução adequado localizado mais ao norte.

Rinoceronte de Java


Com uma população total com menos de 60 indivíduos, distribuídos em dois locais, o rinoceronte de Java é um dos animais mais ameaçados do mundo. Sua raridade é tanta que raramente é visto e por isso a foto acima se encontra embaçada, uma vez que foi retirada de uma pequena gravação.

Panda Gigante


Talvez WWF tenha guardado o Panda Gigante como o último na lista por ser o seu logotipo, mas o futuro do panda gigante ainda está ameaçado. Apenas certa de 1.600 deles permanecem em liberdade.

Novamente, o problema é a perda de habitat - no caso do panda, a fragmentação do habitat é verdadeiro causador, criando populações isoladas. A boa notícia é que mais de metade do habitat dos pandas remanescentes são protegidos e corredores ecológicos estão sendo estabelecidos para conectar as populações fragmentadas.

[Via]

3 comentários:

  1. Meu Deus...todas espécies conhecidas..=[

    ResponderExcluir
  2. nosso deus que animais mais bonitos da natureza que deus deu

    ResponderExcluir
  3. Procurando uma borboleta monarca encontrei seu blog. Mto interessante e de grande valor!

    Voltarei mais vezes.

    Levei a imagem, tá? Bjs

    Manu

    ResponderExcluir