07 dezembro 2009

Começa a COP15!


E o momento que muitos esperavam, depois de antecipações, especulações e debates finalmente começou a COP15.

A intenção da COP15 (15ª Conferência das Partes) é de construir um quadro para um acordo global sobre redução de emissões de gases com efeito de estufa. O objetivo original era criar um sucessor juridicamente vinculativo para o Protocolo de Kyoto, que expira em 2012, mas as dificuldades nas negociações tornaram essa opção inviável. Agora, os representantes de 180 nações ao redor do mundo, em vez de trabalho na tentativa de encontrar um caminho viável.



Um dos maiores obstáculos tem sido a brecha entre países ricos e países em desenvolvimento - os países em desenvolvimento querem ajuda e fortes metas de redução de carbono, e os países desenvolvidos querem a concordar com suas próprias metas de redução antes de fazê-lo.



Mas algumas notícias positivas dos maiores países em desenvolvimento - China, Índia e Brasil - têm incentivado o processo. Cada um se comprometeu a reduzir as emissões de carbono em algum nível, e Obama propôs uma meta de redução de emissões com base na conta do clima que foi aprovada na Câmara dos Deputados no último verão. Em 17% abaixo dos níveis de 2005, é pouco o que a comunidade internacional estava procurando - mas é o progresso, no entanto. Mais importante ainda, a esperança parece estar no ar - um verdadeiro progresso pode ser feito nos próximos dias.



Nessa foto, James Leape do WWF segura uma bola de alumínio que contem 365MB de assinaturas (sim, é MUITA assinatura) exigindo o acordo climático entre os países que estarão na conferencia.

[Via]

Nenhum comentário:

Postar um comentário