14 janeiro 2010

Celular tem bateria de Coca-Cola



O designer Daizi Zheng projetou um celular que dispensa o uso de baterias de lítio: ele só precisa de um pouco de Coca Cola para funcionar.

O projeto começou com a ideia de criar um telefone ecológico para a Nokia.

Durante a pesquisa, Zheng percebeu que as baterias eram o grande vilão da sustentabilidade dos aparelhos: fontes de energia caras, que consomem muita matéria prima na sua produção e são nocivas ao meio-ambiente.

A solução encontrada foram as bio baterias - dispositivos que geram energia a partir de carboidratos (no caso, açúcar) utilizando enzimas como catalisadores.

Isso significa que basta uma bebida açucarada para que o telefone funcione. O melhor é que, no processo, ele só libera água e oxigênio.



Segundo o designer, as biobaterias operam por três a quatro vezes mais tempo com uma carga do que as baterias convencionais – além de serem completamente biodegradáveis.

Se você, assim como algumas pessoas que conheço, é fanático por um copo de Coca gelada e preferiria deixar o celular morrer a “carregá-lo” com uma dose, não se preocupe.

Para você, e para aqueles que também acharam que usar Coca-Cola não era lá muito verde, há alternativas. O exemplo do refrigerante parece ser mais uma jogada de marketing do que uma obrigatoriedade e, como o celular funciona com qualquer líquido que contenha açúcar, você pode imaginar: que bebida usaria para carregar o seu aparelho?

[Via]

2 comentários:

  1. Eu já tinha medo de coca-cola,agora então...

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    beijão moça, super interessante a matéria..^^

    ResponderExcluir
  2. agora ao invez de levarmos carrefadores pra lá e pra cá temos que levar coca ou, agua e um pacote de açucar

    ResponderExcluir