09 fevereiro 2010

Cientistas descobrem qual era cor dos dinossauros


Pela primeira vez, é possível saber a verdadeira cor dos dinossauros. Até agora o mundo dos dinossauros era um cenário em preto e branco. Pele e penas não são fossilizadas e, por isso, embora a Ciência há muito tenha descoberto a forma e o tamanho do corpo desses animais, sua cor permanecia um mistério.

Todas as ilustrações que mostram dinossauros têm cores inventadas. Isso mudou. Pelo menos para um grupo específico de dinossauros e outras criaturas pré-históricas. Paleontólogos britânicos e chineses conseguiram identificar as cores verdadeiras de dinossauros alados (considerados ancestrais das aves) e das primeiras aves a habitar a Terra.

O estudo que descobriu as cores dos dinossauros foi baseado na analise de estruturas chamadas melanossomos, encontrados nas asas de numerosos fosseis.

Não espere um show de cores. A pesquisa revelou que um dinossauro pequeno chamado Sinosauropteryx tinha pelos que alternavam anéis em laranja e branco. Já a ave primitiva Confuciusornis tinha manchas brancas, negras, laranjas e marrons.

Os dinossauros eram laranjas, brancos, pretos e azuis como este pássaro.

O trabalho ainda está no início. Ele foi baseado na análise de estruturas chamadas melanossomos, encontrados nas asas de numerosos fósseis de dinossauros e aves antigas encontrados em Jehol, no nordeste da China. Melanossomos são partes das células associadas à cor. O estudo está na edição desta semana da revista britânica "Nature".


[Via]

Nenhum comentário:

Postar um comentário