13 fevereiro 2010

Aquecimento global contribui para o crescimento de árvores


Cientistas de Maryland, nos Estados Unidos, acabam de concluir que o aumento de dióxido de carbono na atmosfera propiciado pela ação humana tem contribuído para acelerar o crescimento de árvores no hemisfério norte.

Para o estudo, uma equipe do centro de Pesquisa Ambiental Smithsonian, em Edewater, documentou as mudanças em 55 terrenos de florestas mistas de madeira de lei. Ao longo de 22 anos, os cientistas viram então que as árvores registraram a maior taxa de crescimento em 225 anos - a idade das árvores mais antigas do estudo. O fenômeno foi atribuído a maiores níveis de CO2 na atmosfera, temperaturas mais altas e a um prolongamento da estação de crescimento.

Após 250.000 medições, os pesquisadores concluíram que a floresta tem produzido duas toneladas a mais de madeira por ano, o que é equivalente a uma árvore com 60 centímetros de diâmetro a mais por ano. O aumento foi observado tanto entre as árvores jovens quanto entre as velhas. De acordo com o estudo, mais de 90% dos grupos de árvores cresceram entre duas e quatro vezes mais rápido do que o previsto.

"Fizemos uma lista das razões possíveis para que essas florestas estejam crescendo mais rápido e descartamos metade delas", disse o ecologista Geoffrey Parker em artigo publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

A melhor explicação que eles encontraram foram as mudanças climáticas, já que, no mesmo período, a concentração de CO2 na atmosfera subiu 12%, a temperatura, 0,3 C º, e a estação de crescimento, em 7,8 dias. A natureza está em busca do equilibro, mas isso não significa que ela sozinha será capaz de solucionar o problema.

[Via]

Nenhum comentário:

Postar um comentário